quinta-feira, 21 de maio de 2009

2ª edição do carnaval de inverno de Criciúma acontecerá no final de julho

Por Ana Claudia Budny Gomes



A segunda edição do Carnaval de Inverno de Criciúma já tem data marcada. Será no dia 25 de julho no Mampituba, com aberturas dos portões as 22h. Estima-se um publico de cerca de 4.000 pessoas no evento, que foi sucesso absoluto em sua primeira edição. A universitária Mariene Girardi afirma ter gostado muito da primeira edição do evento e que se fosse possível estaria presente na edição deste ano. “Achei legal o fato de que tinha músicas para todos os gostos, para quem preferia o mais tradicional do carnaval e para aqueles que queriam algo diferenciado”, ressalta.

Como atração da noite o carnaval contará com o fenômeno de Porto Seguro, Mc Pelé que é conhecido pelo Brasil por muitos de seus funks que se tornaram grandes sucessos. Devido ao grande sucesso no ano passado, a tenda de Porto Seguro será ampliada para abrigar mais pessoas este ano.

O valor do ingresso é de R$20,00 reais para sócios do clube e R$40,00 reais para não-sócios. Os ingressos podem ser comprados pela internet no site blueticket. Mais informações no site do evento.

Mês de maio inspira as noivas

Por Bruna Borges

O mês de maio, tipicamente conhecido como o mês das mães e das noivas, serviu de inspiração para dois casais da cidade de Sombrio. As irmãs Etel e Daiane Oliveira realizaram seus matrimônios, juntas, no último sábado.

Daiane diz que essa já era uma ideia que elas tinham há muito tempo: “Nós já pensávamos em nos casar juntas desde que éramos mais jovens e acabou dando certo”.

O mês de maio, segundo as irmãs, foi propositalmente escolhido por ser considerado o período mais propício para os casamentos. “Esse mês já tem todo um clima para a cerimônia, nós ficamos muito felizes por termos conseguido essa data”, diz Etel.

Além de ser emocionante, o casamento de duas irmãs juntas é, também, muito viável economicamente, pois são duas festas em uma só.

Urussanga comemora sua cultura

Por Bruna Borges

Urussanga entra em clima de comemoração amanhã com o início da XI Ritorno alle Origini. A festa marca os 131 anos da cidade e procura resgatar a cultura local, trazida pelos colonizadores italianos.

O evento que começa nesta sexta-feira e só encerra na terça-feira da semana que vem, contará com várias atrações como exposições, shows, apresentações de talentos locais, gastronomia típica e jogos.

Amanda Aguiar, moradora de Urussanga, diz que não perde uma edição da festa e promete marcar presença todos os dias este ano: “quero ir a todos os shows e assistir o máximo de atrações possíveis”.

A XI Ritorno alle Origini é uma organização da Comissão Central Organizadora e da prefeitura municipal de Urussanga.

XI Ritorno alle Origini

Por Vanessa Amando

Entre os dias 22 e 26 de maio, Urussanga será palco da décima primeira edição da festa Ritorno alle Origini, evento criado em 1991, e realizado a cada dois anos, a fim de comemorar o aniversário de fundação da cidade e resgatar sua história e cultura tipicamente italianas. A festa é promovida pela Prefeitura e pela própria comunidade, que esperam receber cerca de 50 mil pessoas.

Em 2009, Urussanga completa 131 anos de fundação e colonização. Nessa edição da Ritorno alle Origini será possível prestigiar muita cultura com a apresentação de grupos de danças folclóricas, teatro, corais de músicas, orquestra municipal, jogos coloniais, corrida rústica e as atividades produtivas que eram realizadas pelos “nonnos”, além da farta gastronomia típica. A maioria dos eventos acontecerá no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira e a entrada é franca.

A abertura oficial da festa será na sexta-feira, 22, às 18h30min, com a inauguração do Portal Turístico na entrada da cidade e da Central de Informações Turísticas no bairro Estação, onde o Governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, estará presente. Logo depois, às 19h30min, as festividades continuam no Parque Municipal, com a apresentação da Associação Coral Santa Cecília.

Para verificar a programação completa da XI Ritorno alle Origini, acesse o site da Prefeitura de Urussanga.

Ritorno alle Origini é uma parceria entre o povo e sua história”.