quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Grupo Di Rolé

Por Mila Pizzoni

Hoje o significado do pagode está muito além de mais um ritmo. Ele se incorporou em nossa cultura e virou sinônimo de alegria. Onde tem pagode tem alegria, tem amigos e tem uma festa regada com música brasileira.
O pagode vem se integrando aos nossos hábitos e cada vez mais é requisitado pelas pessoas que querem curtir uma boa festa.
E assim é o Grupo Di Rolé, um grupo de amigos, que tem muitos amigos, que querem cantar e viver este estado de espírito: o da alegria e da amizade.



O Grupo é composto por oito integrantes, sendo eles:
ANDRÉ BACH (voz)
ANDERSOM (pandeiro e voz)
NETO (violão e vocal)
LUCAS (banjo e vocal)
MATHEUS (cavaco)
LUCAS MENDES(rebolo)
GUILHERME (percussão geral e vocal)
ANDRÉ (percussão geral)

O Grupo Di Rolé, com dedicação e ajuda de seus pais, vem brilhando nos palcos de Criciúma e região, com apenas alguns meses de formação. Podemos destacá-lo conferindo o número expressivo de apresentações feitas e agendadas ainda para este ano.


Agenda do mês de Dezembro:
- 06.12 - Mamutes Summer IV
- 06.12 - Moradas do Sol
- 12.12 - Associação Unimed
- 14.12 - Germano Rigo (Pagode do Chocolate)
- 27.12 - Arroio do Silva


A origem!

Por Marcos Damazio Filho


Em meados dos anos 50 surge nos EUA um novo gênero musical que revolucionaria várias tribos. Com características diferentes dos estilos conhecidos até então, o “rock” unia um ritmo dançante, com letras simples, pitadas de musica negra do sul dos EUA e união com o “country”. O estilo foi tocado a primeira vez em 1951, em um programa de rádio no estado de Ohio(EUA).

Nos anos 50 ainda engatinhando, o estilo foi ganhando simpatia dos jovens através da união melódica das guitarras, baixo e bateria, unindo-se com a rebeldia dos cantores e das bandas. Logo após o surgimento do então conhecido rei do rock, Elvis Presley, em 1955, o “rock” começou a migrar para outras partes do mundo. Já em 1956, Presley lançou o disco “Heartbreaker Hotel” que atingiu vendas de grandes números.

A partir da década de 60 entra na história uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, “The Beatles”. Os quatro garotos de Liverpool(Inglaterra) estouraram nas paradas da Europa e dos EUA com a música “Love me do”. O sucesso aumentava a cada ano que se passava.

Ainda nos anos 60 graças aos movimentos pacifistas contra a guerra do Vietnã, a época ficou conhecida como anos rebeldes. As musicas agora ganhavam um caráter político, fazendo contestações através das letras de Bob Dylan. Os “Rolling Stones”, aparecem no cenário também conquistando seu público. Em 1969, o evento do rock mais conhecido até hoje, “woodstock”, torna-se um símbolo desse período, pregando o lema paz e amor. O concerto contou com a presença de Jimi Hendrix e Janis Joplin.

Logo no inicio dos anos 70 o rock ganha uma cara mais popular com o surgimento dos videoclipes. Já nessa época é onde surge o “rock” pesado com bandas como: Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. As musicas dance caem ainda mais com os grandes sucessos de Frank Zappa, David Bowie, Neil Young, Creedence entre outros. Também nasceu a musica “punk rock” com Iggy Pop, The Clash, Ramones e diversas outras bandas do estilo.

Nos anos 80 o rock já aparece com algumas outras características diferentes como a inclusão de teclados e sintetizadores, fazendo uma mistura de rock

com “dance music”. Algumas dessas bandas que fizeram a diferença: The Police, The Smith, Talking Head. Foi criada em Nova Iorque uma emissora de TV destinada ao publico “rock”, a MTV. Surge na Irlanda a banda U2 que ainda está na ativa fazendo sucesso.

Na década de 90 surge o “rap” que ganhou espaço no mercado musical. Algumas Bandas como “Red Hot Chilli Peppers” , “Faith No More” tiveram a idéia de fundir o rock com “rap” e “funk” criando novos estilos musicais. Não podemos esquecer a criação do “grunge” através do “Nirvana” e seu mentor Kurt Cobain.

O “rock” é de certa forma visto como uma religião, algo hereditário, que é passado de geração em geração. Hoje em dia em shows de bandas de grandes nomes vemos adultos, jovens e até crianças. Desde sua criação até hoje, jamais o gênero parou de crescer.