segunda-feira, 30 de junho de 2008

Criciúma: uma cidade em progresso

Por Morgana Réus
Foto: Divulgação

Cresciúma, Cressiuma, Crixiúma ou Criciúma, um nome de origem indígena e que os nativos da região utilizavam para denominar uma espécie de gramínea.
Fundada em 06 de janeiro de 1880, a cidade começou a receber os primeiros imigrantes europeus e aos poucos a cidade foi crescendo.
A agricultura constituiu-se como a primeira atividade econômica na região. O comércio teve ínicio no final do século XIX e mais tarde então, surgiria a Praça Nereu Ramos, que recebeu urbanização e ajardinamento entre os anos de 1931 à 1933.
A partir de 1913, foram desenvolvidas atividades ligadas à exploração do carvão. Em 1965, a estrada de ferro, foi transferida para a periferia e inciou-se a construção da principal avenida e a abertura de importantes estradas.
Surgiram as minas de carvão, que deram ínicio ao progresso do município que hoje é o centro administrativo das indústrias carboníferas. Mais tarde se consolidaram as indústrias de vários setores da economia, como alimentos, calçados, cerâmicas, construção civil.
Na década de 1980, foi comemorado o centenário da chegada dos imigrantes. Nessa mesma década, aconteceram várias transformações políticas no país. Os sindicatos se organizaram e passaram a realizar movimentos reivindicatórios.
Criciúma é uma cidade que vem crescendo a cada dia, prova disso é que existe no município um comércio bem desenvolvido, o qual atrai milhares de consumidores do Estado e do Brasil, tendo forte ligação à indústria do vestuário.
Atualmente o município possui mais de 150 bairros e a população estima-se em 190.923 habitantes.
No setor cultural, a cidade possui 4 cinemas, um teatro e um centro de eventos destinado à realização de grandes feiras, festas, exposições e shows, os quais colaboram significativamente com a indústria , o comércio e todos os segmentos da economia regional.