quinta-feira, 2 de julho de 2009

Você é o controle

Por Leonardo Daleffe

Uma das barreiras entre os jogos eletrônicos e a realidade está prestes a ser quebrada, isto porque a Microsoft apresentou um novo “brinquedo” para seu videogame de alta definição, o Xbox 360.

Trata-se de uma revolução no modo de interagir com os jogos, nada de joysticks para realizar comandos complexos e abstratos, a premissa é simples e direta: você é o controle.

O que isto representa? Total imersão de jogabilidade. Tudo o que você faz, gesticula e até mesmo fala será interpretado por uma câmera tridimensional com microfone ligada ao videogame e reproduzido fielmente no seu televisor.

O vídeo abaixo é uma demonstração oficial do dispositivo da Microsoft na E3, a maior feira de jogos eletrônicos do mundo, realizada a poucos dias em Los Angeles - EUA.


O mais interessante (para nós brasileiros) é o fato do desenvolvedor encarregado do Project Natal ser um legítimo conterrâneo! Alex Kipman é curitibano e deu o nome ao aparelho em homenagem a cidade nordestina a qual tanto aprecia.

Esta evolução de interatividade terá repercussões no modo como lidamos com os aparelhos eletrônicos de forma geral. A Microsoft já tem desenvolvedores trabalhando na aplicabilidade do Project Natal em quase todas as áreas da informática. Isso mostra que a interação homem x máquina, ou melhor dizendo homem x eletrônicos, será cada vez mais eficiente, direta e dinâmica no futuro.

Para aqueles que querem saber mais detalhes sobre o Project Natal o blog Gear Live (em inglês) explica tudo o que foi apresentado na conferência.

Nenhum comentário: