quinta-feira, 2 de julho de 2009

Criciúma ao Avesso

Por Leonardo Daleffe

A Wikipédia é um fenômeno mundial cujo objetivo é ser uma enciclopédia de informação livre e compartilhada por todos. Quase todos os verbetes são escritos com a finalidade de explicar seriamente o que você está pesquisando (a não ser que esteja fazendo trabalhos acadêmicos).

Em contrapartida existe uma irmã paralela com uma proposta completamente contrária. A Desciclopédia com o slogan - a enciclopédia livre de conteúdo e que qualquer um pode editar - distorce e satiriza tudo o que seus editores podem imaginar, desde uma celebridade a um evento ou país.

Criciúma também tem um artigo neste polêmico site (que você pode conferir clicando aqui). Feito pelos próprios criciumenses não espere pudor ou condolências ao visitar o link; a cidade é retratada de forma deturpada ou nem tanto assim.

Com um humor negro completamente sarcástico cujo principal objetivo é satirizar os próprios defeitos e singularidades, muitas vezes ofende e difama sem piedade as chamadas celebridades locais. Para entender quase que totalmente o artigo é preciso conviver na sociedade local, por isso se você mora na região de Criciúma ou for tubaronense vale apena conferir.

Nenhum comentário: