quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Cultura gaudéria!



Por Marcos Damazio Filho

A cultura gaucha é composta por vários ritmos musicais, sendo a maioria deles variações de dança de salão centro-europeias populares no seculo XIX. Esses estilos originados da valsa, xote, mazurca, e polca foram adaptados como vaneirão, chamamé, milonga, chimarrita, entre outras.

Criado em 1928 na província de São Francisco de Assis pelo gaiteiro Wenceslau da Silva Gomes, o bugio é o único ritmo 100% gaúcho. Com inspiração no ronco dos bugios, macacos que habitam as matas rio grandense, por ter sido considerado obsceno, o estilo foi banido da província e passou a ser cultivado em São Francisco de Paula, onde é realizada até hoje o festival "O Ronco do Bugio".

Algumas danças são marcantes na tradição gaucha como: anú(dança tipica do fandango gaucho, dividida em duas partes, uma cantada e outra sapateada), chimarrita(trazida pelos açorianos na metade do seculo XIX. Dançada em pares enlaçados com influencias do xote e da valsa), chula(dança em desafio apenas praticada por homens. Ao som da gaita gaucha, cerca de dois ou três dançarinos executam sapateados por cima de uma lança com aproximadamente quatro metros).

Em meados dos anos 70 é criada em Uruguaiana a Califórnia da Canção Nativa. A partir dessa época nascem os festivais de música nativa, que vieram a incentivar o surgimento de novos ritmos, músicos e compositores. Com canções mais elaboradas e letras com dedicatórias ao Rio Grande do Sul, a música nativista é na verdade uma de ritmos que ja existiam, com destaque para o chamamé e a milonga.

Nenhum comentário: